O marketing da sua empresa está funcionando? 5 dicas simples e divertidas para você ter a resposta certa

O marketing da sua empresa está funcionando? Se você não sabe medir, basicamente, você não sabe nada sobre marketing digital.

Ao terminar de ler este artigo você saberá porque conduzir um plano de marketing tem a ver com pilotar um grande avião. E não se assuste, você é o piloto!

Entenderá também por que todo especialista em marketing adora falar de métricas.

Esse é a palavra que eles empregam na hora de se referir aos relatórios estatísticos, geralmente em forma de gráficos, que indicam o que acontece em relação a visualização e percepção do seu site ou seus anúncios na internet. Informações que são aliadas para você saber se o marketing da sua empresa está funcionando.

As métricas mostram o que você fez e como o seu público reagiu. Só analisando as informações (mostradas pelas métricas) é que você poderá decidir se deve fazer diferente ou continuar como está.

Exemplo:

Vamos ver um exemplo simples: você anunciou uma promoção com desconto e frete grátis. Mas qual foi o resultado?

Sabe dizer se as suas vendas melhoraram? Você ficou em situação vantajosa em relação aos seus concorrentes?

A sua expectativa era aumentar as vendas em 25% mas só atingiu 18%? Se foi assim a sua meta de faturamento não foi atingida.

Então o que fazer: apresentar outra oferta, com mais benefícios para o cliente?

Vale a pena continuar com a oferta atual e tentar melhorar o conteúdo dos anúncios? Ou será melhor mudar alguma coisa no site ou mirar em um público mais específico em relação ao seu produto?

São dúvidas assim que as métricas ajudam a solucionar.

Perceba que nesse exemplo citei promoção, concorrência, meta, conteúdo, público alvo, anúncios, site.

Fiz isso porque são componentes de uma boa estratégia de marketing. E há muitos outros, também importantes e que podem ser monitorados.

As métricas, revelando o desempenho de tudo isso, são fundamentais para orientar a continuidade ou não das ações de marketing.

  1. Você sabe como o seu público se comporta em relação ao que você faz na internet?

Há alguns anos quando anunciar na televisão era o sonho de consumo para a maioria dos empresários (embora nem sempre todos pudessem pagar por isso), você escolhia a emissora que você achava que tinha a maior audiência e com perfil mais parecido com o dos seus clientes.

Foi de propósito que destaquei as palavras ” achava” e “parecido“. Havia muita suposição naquela época.

Atualmente o marketing digital permite que você saiba com exatidão quem viu as suas publicações e como essas pessoas reagiram ao seu anúncio, site ou produto.

Isso é uma mão na roda na hora de você decidir sobre o que manter ou mudar. Orientando a sua busca por resultados positivos. Afinal isso é tudo o que você quer alcançar. E as métricas vão mostrar se o marketing da sua empresa está funcionando.

2-     Você já definiu suas metas?

Um bom plano de marketing é importantíssimo.

Sem ele você anda em círculos e às vezes quando acha que está chegando no final da corrida está voltando para o começo.

Portanto se você é dos que não abrem mão de eficiência você vai perceber que as métricas são essenciais para assegurar resultados positivos.

Antes de tudo defina muito bem o que você quer (os seus objetivos) para depois definir como conseguir o que você quer (sua estratégia).

Vamos crescer as vendas! Mas quanto você quer crescer? Já pensou quanto tempo isso vai levar para acontecer? O que você pode e vai fazer para alcançar esses resultados?

O bom é que quanto mais você buscar responder questionamentos como estes, de forma acertada, mais estará percebendo que as métricas estão do seu lado. Sempre ajudando você a avaliar passo a passo a sua caminhada rumo ao sucesso com o marketing digital.

3-     Você é o comandante do avião!

Suas decisões devem ser acertadas e rápidas pois o mercado não brinca. É cobra engolindo cobra.

Vamos agora imaginar você pilotando um daqueles aviões enormes! Sentado na cabine. A sua frente um painel imenso cheio de mostradores, luzinhas piscando, botões prá tudo quanto é lado, até no teto!

Pois é parecido com o que acontece na disputa pelo mercado através do marketing digital, principalmente em relação às grande empresas.

Quer saber se o marketing da sua empresa está funcionando? Sua melhor assessoria são as métricas.

Não fica apavorado, afinal você pode contar com um copiloto muito bom: as métricas.

Entender o que as métricas revelam é essencial. Assim você vai decidir rapidamente através de informações precisas e baseadas em números e dados. Nada de achar ou imaginar. Decida com segurança.

Vai decidir rapidamente através de informações precisas e baseadas em números e dados. Nada de achar ou imaginar. Decida sempre com segurança.

Servem como ferramentas (imagine uma bússola) para reduzir o grau de incerteza na tomada de decisões. E então poderá direcionar os esforços e investimentos para as ações com mais possibilidades de sucesso.

4-     Escolha a melhor rota

Continuando com o exemplo do avião é importante que você (lembre-se que você é o piloto) saiba aonde pretende chegar (meta).

Você precisa de um bom plano de voo (estratégia). E também deverá providenciar combustível suficiente para percorrer o trajeto definido em segurança (recursos).

Se alguma coisa não estiver funcionando conforme o esperado você rapidamente poderá redirecionado o esforço de marketing para outra ação.

Quando precisar decidir você estará assessorado para evitar erros e desperdícios? Se não tiver uma boa equipe de marketing é bom contratar um serviço especializado. Isso faz uma diferença danada quando estamos competindo com o mercado.

5-     Mantenha o avião no voo certo

Já percebeu que é possível identificar quais canais, formatos, conteúdos e linguagens utilizadas foram bem recebidos pelo seu público?

Graças às análises da métricas você tem como contornar ações de baixo desempenho e estimular as que geram maior engajamento.

Finalizando é interessante destacar que com o tempo e a prática você vai perceber oportunidades para novas ações. isso garantirá que você estará colocando o seu empreendimento à frente da concorrência em termos de acertos e sucesso.

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