Marketing e o novo consumidor da era digital

Marketing digital nada mais é que o marketing tradicional, aquele dos 4 Ps, adaptado para funcionar no ambiente da Internet.

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. (Philip Kotler)”

Podemos dizer então que o marketing digital é o conjunto de estratégias voltada para a divulgação de uma marca ou serviço na internet.

Isso é feito através da produção de conteúdo relevante, utilizando-se de canais de comunicação como blog, site, plataformas de busca tipo Google e as muitas e interessantes ferramentas que ele oferece, além de mídias sociais. Tudo para que esse conteúdo chegue a quem interessa: o consumidor.

O bacana é que se a tecnologia muda tudo ela também permite de forma cada vez mais apurada saber com exatidão como medir, avaliar dados e fazer modificações em tempo real.

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a forma de comunicar vem sofrendo cada vez mais transformações.

Que a internet faz parte do nosso cotidiano ninguém discute.

É só perguntar quem consegue sobreviver sem um celular.

Esse novo hábito (em alguns casos torna-se uma dependência doentia) é tão forte e transformador que é raro ver pessoas usando relógios de pulso hoje em dia.

A maioria consulta a hora pelo relógio do celular.

O mesmo aconteceu com as câmeras fotográficas que desapareceram do mercado assim que as câmeras dos smartphones foram sendo aprimoradas.

Quantas vezes você se pegou pesquisando na internet a causa de uma doença?

Ou ficou curtindo em detalhes aquele novo lançamento de smartphone que você que está doido para comprar?

É comum procurarmos não só por produtos e serviços que queremos na internet – até para nos localizarmos é através do GPS do celular.

Bem-vindo ao mundo digital! Ele chegou, botou banca e continua evoluindo tão rápido que não sabemos onde chegaremos.

Mas uma coisa é certa: a tecnologia hoje é determinante nas nossas vidas.

O que tem isso a ver com marketing?

Tudo.

Se antes o consumidor para ter acesso a informações sobre algum produto tinha que ir até uma loja física e perguntar a um vendedor, hoje a internet possibilita que esse mesmo consumidor tenha um papel ativo no processo.

Ele pesquisa, consulta opiniões, compara com produtos ou serviços similares e decide se compra ou não, tudo com uma grande vantagem: o conforto e a facilidade de não precisar sair de casa.

É para quem está de olho nesse consumidor moderno que o marketing digital representa uma enorme vantagem.

Com as ferramentas e técnicas disponibilizadas pela tecnologia as marcas tem como se posicionarem no mercado e multiplicarem suas oportunidades de negócios.

Quem acredita e se dedica tem crescido e ocupado espaço exponencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *