Explicando fácil o que é uma Persona

O que é uma persona?

Ao invés de responder é melhor ajudar você a entender o que vem a ser uma persona.

Para facilitar o entendimento vamos fazer uma analogia

Imagine um palestrante sendo conduzido até um palco para falar a uma multidão desconhecida.

Lá do alto ele vê milhares de pessoas completamente estranhas.

Algumas olhando fixamente para ele, outras distraídas conversando entre si, consultando o smartphone…

Percebe-se que o comportamento entre as que estão nas primeiras fileiras é diferente das que estão lá no fundo.

Mas quem são?

O que querem?

Como esse orador poderia iniciar uma conversa proveitosa com essa plateia?

A melhor solução possível é entender quem está ali.

Para isso ter um mínimo de informações ajudaria a estabelecer uma linha de comunicação capaz de prender a atenção e permitir interagir com a multidão, de maneira favorável.

Isso significa a diferença entre obter sucesso ou não, entre ser vaiado ou aplaudido.

Primeira pergunta: vocês representam alguma classe de pessoas, uma categoria profissional?

Ah, são empresários! Ótimo.

E qual é o principal anseio de vocês, enquanto empreendedores?…

E assim, de pergunta em pergunta, o orador passa a saber que está falando para uma plateia formada por empresários brasileiros, a maioria atuando na região Sudeste como supermercadistas, que há ali representantes de grande redes de varejo e também pequenos empreendedores do setor, que a maioria é associada a uma entidade de classe que os representa, que o número de homens é em torno de 70 por cento daquele público, que têm escolaridade tal, que a faixa de faturamento deles varia de x a y e o principal: todos ali têm uma preocupação em comum: buscar uma solução para enfrentar a variação do dólar que naquele momento prejudica a classe.

Ufa.

Agora sim o palestrante tem como se dirigir àquelas milhares de pessoas falando como se fossem uma só.

Ele conseguiu transformar a multidão em uma persona.

É isso que os profissionais de marketing fazem na hora de elaborar um plano de ação para seus clientes.

É isso que você precisava saber na hora de fornecer as informações necessárias para a formatação da persona do seu negócio.

Quanto mais bem feita for essa formulação mais eficaz vai ser a entrega do seu conteúdo ( e o conteúdo deve ser muito bem elaborado, caso contrario não surtirá efeito, mas trataremos deste assunto à parte) a quem tem interesse em seu produto ou serviço.

Se desejar receber mais dicas e informações descomplicadas sobre persona e marketing digital, cadastre-se no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *