Como estruturar o marketing da minha empresa

Parabéns! Você decidiu estruturar o Marketing Digital da sua empresa como estratégia para conquistar novos clientes e manter o faturamento em crescimento constante.

Na hora de começar surgem dúvidas. Mas nada que não seja resolvido com um planejamento bem estruturado.

Vamos ajudá-lo nesta tarefa deixando a algumas orientações importantes a serem consideradas e seguidas em seu Plano de Marketing.

Para começar você deve fazer uma análise do segmento do mercado em que você pretende focar.

Afinal de contas conhecer bem o mercado em que atua ou vai atuar é importante. Mas também é preciso avaliar como está a sua empresa em termos de equipamentos e acesso a tecnologias e saber com quais recursos financeiros ela poderá dispor e como está a sua equipe de colaboradores para dar sequência neste projeto.

O Plano de Marketing começou a ganhar forma, mas ainda falta analisar o nicho de mercado específico em que você pretende atuar e qual é o perfil do cliente que você deseja ver entrando na sua loja física ou enchendo o carrinho no seu e-comerce e finalizando a compra.

Pensando assim você saberá como deve ser percebido pelo público que te interessa e também como esse público o compara aos seus concorrentes.

Agora chegou a hora de criar as personas.

São perfis semi fictícios do público alvo como forma de se obter uma interação mais ampla e eficaz. É preciso atenção, conhecimento e cuidado nessa hora. Não é para imaginar e sim construir, com dados do IBGE e outras informações estatísticas, além de pesquisas de hábito e consumo.

Lembre-se bem que só tendo a visão do mercado, da sua empresa, do nicho em que atua e do publico que pretende atrair podemos partir para os próximos passos.

Definir os objetivos. É preciso estimar qual o percentual a mais de clientes você pretende? E o que de fato precisa.

E em termos de faturamento? Já sabe qual é a sua meta?

Não se esqueça de definir também uma rotina de divulgação. Afinal se você quer mais clientes lembre-se disso: para estruturar o marketing da empresa será necessário fazer investimentos em anúncios.

Próxima etapa: definição das estratégias de marketing.

Com certeza você já ouviu e talvez até tenha estudado a respeito de marketing de guerrilha, marketing viral, outbond e inboud marketing.

Mas quer saber: marketing é marketing. Então, considerando que o Marketing Digital nada mais é do que a sua adaptação para a realidade que estamos vivendo, de um mundo de pessoas conectadas e com um padrão novo de comportamento e, consequentemente, de consumo.

Avalie com cuidado o que pode você aplicar conforme a realidade de sua empresa.

Outra informação: tenha sempre em mente que toda ação é uma tática de vendas. Nunca desperdice qualquer oportunidade.

Monitore os seus clientes para avaliar como ele está se comportando.

Vamos continuar?Na sequencia ao nosso plano agora é hora de estabelecer um cronograma de execução associado a administração das verbas e recursos financeiros destinados a implementar suas estratégias.

Dica: se precisar consulte uma agência especializada para dar suporte ou até assumir toda a gestão de seu marketing digital.

Detalhes, sempre detalhes: você tem uma equipe de colaboradores motivada? Se não, cuide rápido disso. Informe-a da novidade que será implantada e mostre que a adesão de todos é importante. Uma equipe ciente do que deve fazer e bem motivada é fundamental.

Última dica? Revise seu Plano de Marketing periodicamente, fazendo ajustes sempre que necessário.

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